quarta-feira, 15 de julho de 2009

CIA TRUKS FEZ A PLATÉIA DE SÃO PEDRO VOLTAR PARA A INFÂNCIA

Encantamento. Essa era a expressão de toda a platéia, desde crianças aos seus pais, que deixava o Cine-Teatro São Pedro na noite de ontem, 14, ao final da apresentação do Grupo Teatral Cia. Truks de Teatro de Bonecos, de São Paulo, que trouxe a peça “Os Vizinhos”.

Com efeitos especiais de projeções, iluminação, fogos de artifício, e a magia de seus bonecos, a Cia deixou todos boquiabertos e com vontade de serem crianças novamente. “Adorei a peça tanto quanto meus filhos”, comentou o advogado Cristiano de Carvalho Pinto, que levou o casal de filhos para assistir.

Teatro de bonecos foi novidade que encantou a platéia

Barbosa Neto, Assessor Técnico da Mostra, e também integrante da platéia, sentou-se no chão do teatro lotado, e gargalhava a cada uma das peripécias dos moradores dos reinos azuis e amarelos, que discutiam o futuro de seus reinos, um sem água, e outro sem comida.
Os bonecos, feitos com tudo o que é tipo de sucata, como latas, pincéis, molas, e outros utensílios de pintura, contavam a história dos reinos Amarelo e Azul, o primeiro que não tinha água, e o segundo que não tinha comida. Para tentar resolver, os mensageiros atravessavam uma montanha, para ir pedir ajuda do outro lado. A história, era contada por uma avó a sua netinha, que havia ficado preocupada por não ter emprestado lápis de cores a sua amiga e vizinha.

O sincronismo dos atores no palco é marca registrada do elenco

Com referências a guerras entre países, que também era uma probabilidade entre os dois reinos, a menina resolve mudar o final da história, tornando os dois reinos amigos.

Cia. Truks

A Cia. Truks Teatro de Bonecos foi criada em 1990 e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos do Brasil e do exterior. Paralelamente, ministra oficinas sobre técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre a dramaturgia específica para o Teatro de Animação.
Tem mais de 5.000 apresentações já realizadas, entre 21 diferentes montagens teatrais, e mais de uma dezena de prêmios recebidos. Uma curiosidade é que seu trabalho e pesquisa cênica tem uma característica singular, ao desenvolver uma técnica de animação de bonecos em que três atores, simultaneamente, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos.
Texto e fotos: Stevan Lekitsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário