segunda-feira, 13 de julho de 2009

COLETIVA DE IMPRENSA TEVE DISCURSO ACALORADO DE ROBERTO VIGNATI

Vignati: "O teatro está saindo do interior para invadir a capital"

A Coletiva de Imprensa da 1ª Mostra de Teatro de São Pedro e Águas “Em Cena” teve participações e presenças importantes. Com a sala quase lotada, estiveram presentes representantes da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), da Gazeta de Piracicaba, da Folha de São Pedro, entre outras mídias.

Na mesa de convidados estavam: o Secretário de Cultura de São Pedro, Rodrigo dos Santos; o Secretário de Turismo de Águas de São Pedro, Arthur da Silva Neto; o Coordenador Artístico da Mostra, Barbosa Neto; e o apresentador do programa Vitrine (TV Cultura) e também Mestre de Cerimônias da Abertura da Mostra, Rodrigo Rodrigues.

Rodrigo dos Santos começou a Coletiva ressaltando o quanto o evento cresceu, desde sua primeira reunião, onde a intenção era apenas trazer algumas peças para os dois municípios, e acabou se tornando uma Mostra de uma semana, com mais de 20 peças, oficinas e palestras. “Foram 300 trabalhos inscritos, e passamos noites escolhendo os trabalhos participantes”, comentou Rodrigo.

Após foi a vez de Barbosa Neto, Coordenador Artístico e Consultor Técnico da Mostra, além de Diretor dos Grupos Cia. Pro-Cênica (participante da Mostra) e do Nutesp – Núcleo de Teatro de São Pedro (que também participa).

Neto comentou o empenho e a dedicação dos grupos, que, ao saberem da Mostra e das restrições de orçamento, esforçaram-se para poderem vir todos, trazendo seus melhores espetáculos, elenco e tudo o mais para apresentações grandiosas. “Alguns grupos vão ficar hospedados em casa de parentes, outros no Cine-Teatro, mas todos fizeram questão de se adequar as nossas condições para participarem da Mostra. Isso mostra a paixão pelo teatro”, elogiou ele.

Outra prova de paixão pelo teatro veio da comunidade de São Pedro. Nesta mesma segunda-feira (13) a maioria dos espetáculos já estava com os ingressos esgotados, sendo que as salas possuem 250 lugares de lotação.

Artur da Silva, Secretário de Turismo de Águas de São Pedro elogiou a iniciativa, e agradeceu pela oportunidade, que gerou muita mídia para as duas cidades, e trouxe cultura para o povo. “Poder proporcionar teatro para a população e turistas de Águas de São Pedro de forma gratuita, foi a melhor coisa que poderia acontecer para o município”, comentou ele entusiasmado. “Ainda mais nesse período de férias quando a cidade está lotada”.

A escolha da data foi proposital, pois assim aproveitariam os turistas e os estudantes que estão de férias escolares.

Rodrigo Rodrigues, apresentador do Programa Vitrine da TV Cultura, disse que a mostra era tão interativa e tão tecnológica que todos os contatos com a organização se deram pelo Orkut e pelo MSN. “Aceitei o convite prontamente para ser o padrinho da Mostra, pois ela tem tudo a ver com as propostas que eu gosto e apoio”, comentou ele.

Mariana Zinni, Secretária de Turismo de São Pedro ressaltou a importância das cidades terem se unido: “tanto os turistas de Águas podem vir para cá, quanto os moradores de São Pedro podem ir para lá. São apenas alguns kilômetros, mas a cultura rompeu essa distância e a fronteira entre os dois municípios”, reforçou Mariana.

Por fim, de forma entusiasmada, falou o Diretor Roberto Vignati, do Grupo de Cordeirópolis que vai fazer a primeira apresentação às 20 horas da peça “João Pacífico, o Poeta do Sertão”.
Vignati, nome consagrado no teatro brasileiro, com trabalhos também na televisão, elogiou a iniciativa, e disse que as cidades do interior estão agora fazendo o caminho inverso: “Estamos saindo de nossas casas, e invadindo a capital com nosso teatro. É o sinal de que a cultura está mudando sua mentalidade”, afirmou ele.

Como em todas as cidades pequenas, Vignati relembrou as dificuldades e dramas dos grupos interioranos, e que não foi diferente em Cordeirópolis. “Mas com muita insistência e perseverança montamos um grupo, que tem mais de 3 anos, com pessoas da cidade, algumas que nunca tinham subido num palco. Já montamos 3 peças grandiosas, e estamos seguindo para a quarta”, comemorou ele. “E ganhamos um teatro municipal que se tornou cartão postal da cidade”.

A coletiva se encerrou com um agradecimento geral, e os ânimos exaltados para a sessão que vai acontecer daqui a pouco, e que conta a vida e a obra de João Pacífico.

Texto e fotos: Stevan Lekitsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário