segunda-feira, 29 de junho de 2009

AS CIDADES DE SÃO PEDRO E ÁGUAS DE SÃO PEDRO REALIZAM SUA PRIMEIRA MOSTRA DE TEATRO “EM CENA”

Entre os dias 13 e 19 de Julho, as cidades de São Pedro (SP) e Águas de São Pedro (SP) realizam a 1ª Mostra de Teatro “Em Cena”, que contará com a presença de grupos de vários municípios do Brasil, além de palestras e oficinas.

Participam da mostra grupos renomados, entre eles, destaque para o "Grupo Galpão Cine Horto", de Belo Horizonte (MG), que participou de trabalhos com a Rede Globo de Televisão. Ao todo são 17 grupos que constituem o evento. Apoiando a iniciativa estão as instituições como SESC, SESI, entre outras. Esta é a primeira vez que os municípios organizam um evento de grande porte no segmento teatral, e em conjunto, de forma integrada.

Durante uma semana, o Cine-Teatro São Pedro, o Museu Gustavo Teixeira, a Praça da Matriz e a Feira do Produtor serão palcos teatrais na cidade turística de São Pedro. Em Águas de São Pedro, a Av. Carlos Mauro e o Centro de Eventos abrem as portas para a cultura.

A cerimônia de abertura acontece no Cine-Teatro de São Pedro, no dia 13 (segunda-feira), às 20h00, com o espetáculo “João Pacífico, o Poeta do Sertão”, do Grupo Teatro Pingo D’Água, da cidade de Cordeirópolis (SP).

Para começar com o pé direito, a organização escalou o apresentador do programa Vitrine da TV Cultura, Rodrigo Rodrigues, para dar início à mostra. Envolvido com questões culturais desde cedo, RR, como é conhecido o jovem e já experiente jornalista, contagia pelo caráter divertido e descontraído.

Cia de Teatro "Por Um Triz" é um dos destaques da mostra

Se o começo da mostra promete, seu desenrolar não fica atrás. Cidades como Cordeirópolis (SP), Piracicaba (SP), São Paulo (SP), Americana (SP), Santos (SP), Presidente Prudente (SP) e Belo Horizonte (MG) terão representantes no evento.

Convidado para realizar a peça que encerra a semana teatral no Domingo, dia 19 de julho, o “Grupo Galpão” é consagrado nacionalmente no meio artístico. Exemplo disso é a participação brilhante de parte do elenco no seriado “Hoje é Dia de Maria”, tanto na Primeira, quanto na Segunda Jornada, transmitidas pela Rede Globo.

O grupo foi responsável pela produção das marionetes em forma de animais, montadas com ferro, madeira e tecido, que encantaram por sua beleza plástica. Foi a primeira vez que a emissora utilizou marionetes em suas produções.

A programação da mostra está definida e a semana terá dias de agenda cultural lotada nas duas cidades envolvidas. As atividades estão distribuídas pelos períodos de manhã, tarde e noite. Em grande parte dos dias, a movimentação começa às 10h00 e a última apresentação tem início às 22h00.

O "Grupo Galpão", durante a peça Sonho de Uma Noite de São João

Além das dezoito peças que serão exibidas, a mostra contará com duas oficinas. Uma delas sobre Partitura Corporal, ministrada pela coordenadora do NAC – SESI Piracicaba, Fátima Monis, e outra sobre Dramaturgia, conferida pelo jornalista e dramaturgo Stevan Lekitsch.

Também faz parte do cronograma uma palestra. André Albino, dramaturgo e mestre em Letras, abordará o tema “Trilhas do Teatro no Ocidente”. A mostra, organizada pelas duas Prefeituras e suas respectivas secretarias de Turismo, Educação e Cultura, tem o objetivo de proporcionar cultura para o maior número de pessoas, e ninguém vai pagar nada para conferir os eventos. Tudo é gratuito e aberto a todos.

O evento conta também com o apoio do SESI, ACISP, Cooperativa Paulista de Teatro, Cine-Teatro Shopping São Pedro e da Secretaria de Estado da Cultura. Colaboram o SESC Piracicaba e o SinComércio de Piracicaba. O evento é uma produção da Cia. Pro-Cênica, tem a assessoria de imprensa da Máquina de Comunicação e assessoria técnica do Grupo de Teatro Andaime da Unimep, e da Associação Arte Cultural.

Texto: Leonardo Moniz/Edição: Stevan Lekitsch/Fotos: Arquivo dos Grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário