segunda-feira, 20 de julho de 2009

CIA SÃO JORGE E VARIEDADES ENCANTA ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Poucas vezes em sua curta história a cidade de Águas de São Pedro (SP) contagiou-se de tanta cultura quanto na tarde desta quinta-feira, dia 16 de julho de 2009. Na Avenida Carlos Mauro, apresentou-se o grupo paulistano Cia. São Jorge de Variedades com a peça “O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado”.

Formado por 20 atores, o espetáculo narra um encontro entre Don Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança com a cidade de São Paulo (SP). Durante a exibição, aberta ao público, muitas músicas e sátiras sobre a atual condição de vida da capital paulista.

As roupas do grupo eram todas coloridas, todo o figurino dos atores era feito de retalhos, com pedaços de tecidos em azul e vermelho. Outra novidade que surpreendia também era o fato de que os figurinos se abriam, criavam outras formas, apresentavam asas e se transformavam o tempo todo.


A peça é uma crítica inteligente de problemas políticos de São Paulo

Os adereços também eram em azul e vermelho. Sucatas também entravam no contexto. Um cabo de vassoura e aros de bicicleta, por exemplo, transformavam-se na armadura de Dom Quixote.

Outro destaque ficou por conta do público. Numa demonstração de carinho, os atores interagiram com os espectadores e chamaram para participar da peça um senhor e duas crianças. “Sempre há esta interação com o público”, disse o diretor da peça, Rogério Tarifa. A habilidade dos atores para andar em pernas de pau encantou as crianças. Ao final da peça, em ritmo de festa, uma grande ciranda envolveu atores e público e contagiou os presentes.



Muitos que caminhavam pelo local pararam para acompanharam

De acordo com integrantes do grupo, a peça tem em média 600 espectadores quando apresenta nas ruas de São Paulo. Em Águas de São Pedro, cerca de 250 pessoas conferiram o espetáculo.

Cia. São Jorge de Variedades

O grupo surgiu em 1998 a partir do encontro de artistas saídos da Escola de Arte Dramática e da Escola de Comunicações e Artes / USP. Em 2009, a Cia. completou onze anos de existência. Nesse período, sua intensa atuação na área teatral lhe valeu a admiração e o reconhecimento do público em São Paulo e em todo o país.

Texto e fotos: Leonardo Moniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário