segunda-feira, 13 de julho de 2009

HOMENAGEM AO POETA JOÃO PACÍFICO INAUGURA MOSTRA DE TEATRO DE SÃO PEDRO E ÁGUAS

"Joao Pacífico, o Poeta do Sertão" terá a honra de abrir a Mostra

A 1ª Mostra de Teatro São Pedro e Águas de São Pedro “Em Cena” terá o início de suas atividades na segunda-feira dia 13 de julho.

Antes da abertura oficial, será realizada uma Coletiva de Imprensa sobre todos os acontecimentos que cercam as expectativas para o início da Mostra de Teatro, às 16h00 no Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro (SP).

Os convocados para compor a mesa dos que concederão entrevista são: o Secretário de Cultura de São Pedro, Rodrigo dos Santos; a Secretária de Turismo de São Pedro, Mariana Zinni; o Coordenador Artístico da Mostra, Barbosa Neto; o apresentador do programa Vitrine (TV Cultura) e também Mestre de Cerimônias da Abertura da Mostra, Rodrigo Rodrigues; e integrantes do Grupo de Teatro Pingo D’Água, o primeiro grupo a se apresentar na Mostra.

Na chegada para a coletiva, os jornalistas credenciados receberão um Press Kit que contém: uma camiseta da Mostra, folder com a programação, cartaz da Mostra, uma toalha de mão bordada em ponto cruz (especialidade de São Pedro), um pote de mel (também cultivado em São Pedro), um exemplar do livro do Poeta Gustavo Teixeira (nascido em São Pedro), um exemplar do livro São Pedro – Educação, Cultura e Turismo, um CD com as fotos e releases sobre cada grupo da Mostra, além de folhetos sobre as cidades de São Pedro e Águas de São Pedro.

Após a Coletiva de Imprensa, haverá um Coffee Break para os jornalistas, antes que se dirijam ao Cine-Teatro São Pedro para a apresentação da primeira peça da Mostra.
O responsável pela cerimônia de Abertura será o apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura, Rodrigo Rodrigues.

O primeiro dos grupos a entrar literalmente “Em Cena” é o Grupo de Teatro Pingo D’Água, da cidade de Cordeirópolis (SP). Com a peça “João Pacífico, o Poeta do Sertão”, o elenco presta uma homenagem aos cinqüenta anos da morte do poeta.

Em agosto de 2009 o Brasil comemora o centenário de nascimento do poeta, e o grupo não poderia deixar de prestar uma homenagem àquele que foi a grande inspiração para o ponto de partida de sua formação.

Pontuado por 28 músicas tocadas e cantadas ao vivo, o espetáculo dirigido por Roberto Vignati conta um pouco da história inspiradora de uma das figuras mais cativantes da Música Popular Brasileira, que ficou conhecida como o “Noel Rosa da música caipira” ou o “Tom Jobim da música sertaneja”.

O grande desafio que o grupo tenta vencer com o espetáculo, num tempo em que o prazer proporcionado pela beleza poética foi substituído pelo entusiasmo ante a obscenidade das letras e pela complacência com o empobrecimento da língua, é despertar, em todos os corações, a redescoberta do delicado, o renascimento da sensibilidade, o retumbar provocado pelo arrebatamento da poesia.

O Grupo

O Grupo de Teatro Pingo D’Água, da cidade de Cordeirópolis (SP), surgiu em 2005 após o término da oficina teatral oferecida pelo renomado Diretor Roberto Vignati. Como resultado do movimento iniciado pelo grupo, foi criada a “Casa de Cultura João Pacífico” pela iniciativa privada. Para a peça “João Pacífico, o Poeta do Sertão”, fazem parte do elenco 25 atores e 3 músicos.

A formação do grupo impulsionou também a restauração de um antigo prédio abandonado da estação ferroviária (a construção inglesa do final do século XIX foi transformada no Teatro Municipal de Cordeirópolis) e resgatou as atividades artísticas da cidade, abandonadas há mais de 50 anos, tornando-a referência de desenvolvimento cultural em toda a região do interior de São Paulo.

Ao todo, foram mais de 70 apresentações em 14 cidades, recebendo um total de 25 prêmios em diversos festivais de teatro, e vencendo ainda o Mapa Cultural Paulista, edição 2007/2008, tendo concorrido com 101 espetáculos de todo o Estado.
Texto: Leonardo Moniz/Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário