quarta-feira, 22 de julho de 2009

OFICINA DE DRAMATURGIA ANIMOU OS FUTUROS ESCRITORES DE SÃO PEDRO

O Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro (SP), foi sede da oficina “Dramaturgia”, conferida pelo jornalista e dramaturgo Stevan Lekitsch, durante as atividades da 1ª Mostra de Teatro São Pedro e Águas de São Pedro “Em Cena”.

Diretor, produtor e autor de mais de 10 peças teatrais, sobre diversos tipos de temas, Stevan passou ao público toda sua experiência como escritor, e ensinou a todos técnicas eficazes de como escrever uma boa peça de teatro.
Oficina serviu como motivação para o público

A oficina, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas, foi conduzida de modo interativo. Na primeira parte, Stevan lançou uma pergunta ao público. “Vocês se acham capazes de escrever uma peça de teatro?”. A resposta não foi unânime, o que incentivou o palestrante a explicar que características como disciplina, empenho, regularidade e criatividade eram fundamentais para se tornar um bom escritor. Em seguida, deu a premissa básica para se criar uma boa história, que ficou somente no bloco e na cabeça dos presentes.

A partir dessa premissa, era possível criar qualquer tipo de texto teatral, seja comédia, drama, biografia, monólogo, e todos os outros. Depois, usando as regras que aplicou, e com a ajuda da platéia, Stevan começou a construir um personagem e uma história, para exemplificar os conceitos que havia passado. Os expectadores assistiram atentos a palestra e anotaram cada item, aplaudindo bastante no final.

Stevan Lekitsch

Stevan Lekitsch é escritor, dramaturgo e jornalista, com formação em Comunicação Social pela FAAP (SP). Além disso, é professor, autor, diretor e produtor de teatro. Atualmente é diretor da Máquina de Comunicação, empresa especializada em sites, treinamentos e comunicação com a imprensa. Nas horas vagas, se é que elas realmente existem, Stevan escreve textos, novelas, livros, entre outros, geralmente em torno da comunicação.
Texto: Leonardo Moniz/Foto: Rafael Briense

Nenhum comentário:

Postar um comentário