sexta-feira, 24 de julho de 2009

GRUPO DE SANTOS EMOCIONOU COM POESIAS DE PATATIVA

Elenco representou obras de Patativa esbanjando humor

A peça iniciou-se de forma divertida na parte externa do Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro (SP). Enquanto o público esperava fora do portão, uma cangaceira e seu marido foram até a escada de acesso para dar algumas instruções sobre a peça, em forma rimada e cantada, incluindo o pedido de desligarem o celular.
Após esse prólogo, a platéia foi convidada a atravessar o interior do Museu, e ir até o pátio, onde o palco e cerca de 150 cadeiras esperavam por eles, já no clima da peça.

Com um cenário e iluminação fortes, em tons de barro e amarelo, o Grupo Teatro do Pé, de Santos (SP), contou a vida de uma família nordestina mesclando com os poemas, músicas e um apanhado da obra de um dos mais importantes representantes da cultura popular brasileira, o poeta e cantador de Patativa do Assaré.

Cenário foi construído com muita criatividade

A peça começou de forma criativa com a apresentação de fantoches num teatro que era realizado na janela da casa principal, feita de barro. Contou-se o início da família, como o casal se conheceu, e após, o nascimento de sua filha.

Após, o primeiro ator entra em cena, o pai da família, e se encaminhando até um altar de madeira e velas, conta a morte de sua filha de 6 anos, onde, no altar, guarda seu último vestido.

A peça teve momentos trágicos, mas também divertidos, como a disputa das madeiras de uma cerca por dois vizinhos. Com atuações magistrais, intercaladas por números musicais, também cantados pelos próprios atores, a peça emocionou a platéia de mais de 200 pessoas, que encararam o frio para sentarem-se na parte externa do Museu Gustavo Teixeira.

Teatro do Pé

O Teatro do Pé é um Grupo de Santos (SP) é composto por quatro atores, um diretor, uma coreógrafa, um dramaturgo e um diretor musical. Interessados em resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira o grupo reuniu seus conhecimentos para estudar, discutir e experimentar toda riqueza contida nas obras do povo brasileiro, além de promover uma reflexão crítica da sociedade e suas instituições, fomentando o debate sobre a realidade social brasileira.

Trabalhando cerca de 20 horas semanais, o grupo se dedica a estudos teóricos e práticos sobre a arte da interpretação, preparação vocal, dança, treinamento corporal, aperfeiçoamento musical (voz e instrumentos) e teatro de animação.


O Teatro do Pé tem como objetivo disseminar o conhecimento adquirido em suas pesquisas através de cursos, palestras, debates e workshops, contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural da sociedade e possibilitando a criação de núcleos de trabalho comprometidos com as transformações sociais.

Texto e fotos: Stevan Lekitsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário