sexta-feira, 17 de julho de 2009

PEÇA “O FERREIRO E A MORTE” ALEGROU A QUARTA-FEIRA DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Integrantes do Grupo CETA contagiram os espectadores

A Cia. Estável de Teatro Amador (CETA) da cidade de Piracicaba (SP) apresentou na noite desta quarta-feira (15) a fábula medieval “O Ferreiro e a Morte”, no Centro de Eventos da cidade de Águas de São Pedro (SP) abrindo o terceiro dia da 1ª Mostra de Teatro São Pedro e Águas de São Pedro “Em Cena”.
A peça é dirigida por João Scarpa e Ricardo Araújo. Contou a história do ferreiro Miséria e trouxe em seu contexto figuras como São Pedro (coincidentemente), Jesus Cristo e também o Diabo.

Sobre o espetáculo escolhido João citou dois motivos: “A produção dessa peça é mais simples, portanto mais fácil de ser transportada e montada. O segundo motivo é que a apresentação é um treinamento para nossos atores, pois trabalha muito a parte da voz e gesticulação deles.” Momentos antes do início da peça o diretor esperava contribuir com o evento e divertir o bom público que foi até o Centro de Eventos e lotou as cadeiras.

O espetáculo conta com oito integrantes e com uma produção simples, e de texto divertido e irônico. A peça prendeu a atenção de crianças e adultos da platéia. As crianças, todas sentadas no chão, ficaram com os olhos brilhando e os sorrisos sempre nos rostos.

Amanda Rodrigues Salles dizia empolgada: “Quero ser a governadora pra usar esse vestido de princesa.” Referindo-se a personagem Pobreza, irmã de Miséria, que havia se casado com o Governador e mudado de vida. O Diabo assustou a platéia com estalinhos jogados ao chão e efeitos sonoros na hora de sua aparição. Este havia ido ao encontro de Jesus Cristo para resolver a confusão que Miséria havia armado quando prendeu a Morte em um banquinho.

Terminado a peça, aplausos em pé e satisfação no rosto de platéia e atores. A atriz Amarílis que interpretou a irmã de Miséria disse: “Fomos muito bem recebidos aqui em Águas e adoramos apresentar a peça para esse público. Foi uma ótima descontração para a estréia de nossa próxima atração”.

A saber, a Cia. CETA apresentará nos dias 1 e 2 de agosto às 20h00 no Teatro Dr. Losso Neto, em Piracicaba, a peça “Beira Rio” que conta um pouco a história da cidade.

CETA

Criada em 1991, a Cia. Estável de Teatro Amador (CETA), tem à frente da direção artística, Reinaldo Santiago e Marcilia Rosário fundadores do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp de 1991 a 2000. Foram os responsáveis pela direção de 19 montagens, entre elas "1492 ­ América", "O Pastelão e a Torta", "O Casamento Forçado", "Édipo Rei", "Viva Brecht!", "Morte e Vida Severina", "Aquarela do Brasil", "Vera Cruz Brasil... Primeiros Tempos", que juntas acumulam 67 prêmios e indicações nos mais importantes festivais de teatro do país.

Atualmente a CETA é dirigida por Ricardo Araujo e João Scarpa, que iniciaram seus trabalhos em abril de 2008. São responsáveis pela Montagem de espetáculo o “Ferreiro e a Morte", e exercícios cênicos ”Recortes” e “As Canções Que Você Fez Para Mim”.
Texto e fotos: Eduardo Castelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário