quarta-feira, 15 de julho de 2009

OFICINA DE FATIMA MONIS RESSALTOU A EXPRESSÃO CORPORAL E SUA UTILIZAÇÃO NO OFÍCIO DE ATUAR

Cerca de 30 alunos de teatro, compareceram na tarde da última terça-feira para participar da oficina “Partitura Corporal” comandada pela professora teatral Fátima Monis, Orientadora de Artes Cênicas do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Piracicaba.
Fátima Monis deu dicas de como educar o corpo
A oficina, que teve duas partes, uma prática e outra teórica, explorou bastante a expressão corporal dos participantes. Fátima fez exercícios que abusaram da criatividade, onde os participantes tinham que se imaginar sendo objetos, animais, explorar o espaço, virarem estátuas, transformarem-se em pessoas pequenas, e pessoas grandes. Fátima também fez brincadeiras lúdicas com bolinhas, e ensinou exercícios e técnicas de alongamento e relaxamento.

Após muitos exercícios corporais divertidíssimos, Fátima convidou a todos a fazerem uma roda, onde ela comentou sobre os vários tipos de teatro que se utilizam do corpo. O teatro-dança, onde citou o ícone Pina Bausch, falecida recentemente, e as técnicas de teatro oriental, como o teatro Kabuki, Noh, Butô, todos tipos de teatro que exploram muito a expressão facial e corporal, ao contrário do teatro ocidental que é muito calcado na fala.

Troca de experiências: teatro é palco para todas as idades


Fátima Monis
A profissional Fátima Monis, 42 anos, tem um currículo extenso em trabalhos com o teatro e o corpo. Formada em Magistério e Jornalismo pela UNIMEP (Piracicaba), e em Artes Cênicas pela UNICAMP, é Pós-Graduada em Educação Física.
Como professora de cursos e oficinas de teatro, Fátima é orientadora de Artes Cênicas do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Piracicaba, foi coordenadora e professora das oficinas para os participantes da Paixão de Cristo de Piracicaba por 4 anos, já aplicou oficinas de teatro para crianças, adultos e para idosos do Lar dos Velhinhos de Campinas, foi professora de História do Teatro e Expressão Corporal no Curso Técnico de Atores do SENAC de Piracicaba, entre outras muitas oficinas e funções.

Texto e fotos: Stevan Lekitsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário