sexta-feira, 17 de julho de 2009

“SOBRE VIVÊNCIAS” TROUXE REFLEXÃO E DEBATE COM A PLATÉIA

A noite de quarta-feira (15), apesar de muito fria, não espantou os espectadores da 1ª Mostra de Teatro São Pedro e Águas de São Pedro Em Cena. Após a peça “Ninguém tem Medo de Dora Izadora” ser exibida no Cine-Teatro de São Pedro, e a peça “O Ferreiro e a Morte” ser exibida no Centro de Eventos em Águas, todos correram para pegarem seus lugares (cerca de 150) na parte externa do Museu Gustavo Teixeira, onde seria apresentada a peça “Sobre Vivências”, do Grupo Teatral Tá Lento de Americana (SP).

Versando sobre modos de vida, e de se ganhar dinheiro, em contraponto com o que se quer fazer realmente como trabalho, a peça discutia a vida de 3 personagens: um músico, um ator e um jovem. Os 3 tinham o seu trabalho para “ganhar dinheiro”, e o que gostava de fazer realmente da vida, tendo que equilibrar os dois pratos da balança.
Sobre Vivências: teatro alternativo para o público

Questionamentos sobre a função do dinheiro, política, drogas, e marginalidade também povoaram a peça, que tinha muitos jogos de luzes, e concepção minimalista.

Barbosa Neto deu início ao debate

No final, os atores, o autor e a diretora Juliana Gobbo sentaram-se no palco para discutirem com a platéia, que permaneceu mesmo apesar do horário, para comentar sobre a peça e sobre o grupo.

Os integrante do Nutesp (Núcleo de Teatro de São Pedro) fizeram muitas perguntas, e ficaram interessados com a história do grupo na cidade de Americana que não difere muito da realidade dos grupos teatrais de outras cidades do interior, incluindo a de São Pedro.

Tá Lento

Fundado em 15 de março de 1995, o Grupo Teatral Tá Lento é o segundo grupo mais antigo da cidade de Americana (SP). Com histórico de formação de atores, diretores e dramaturgos, voltados essencialmente para a arte e a cultura, o GTT, como é conhecido, realiza pesquisas nas diferentes vertentes teatrais.

A comédia, o drama, a tragédia, o teatro de rua, o teatro experimental e o teatro popular compõem o repertório do grupo. O GTT busca através de seus trabalhos encontrar o novo sem perder as suas raízes. Para seus organizadores, a essência do trabalho está no respeito à qualidade e a estética.

Texto: Stevan Lekitsch

Um comentário:

  1. Sou frequentador de Águas de São Pedro (jeru) e atuo na área cultural. A´tuo desde 1981 e sou um dos organizadores da Mostra Nacional de Teatro de Sertãozinho.
    Fiquei muito feliz com a realização do evento, pena que só soube hoje, senão estaria aí todos os dias.
    Mantenham contato, para que possamos criar um intercâmbio futuro.
    Abraços

    Gilberto Bellini

    ResponderExcluir