segunda-feira, 13 de julho de 2009

IMPRENSA OFICIAL PARTICIPA COM VENDA DE LIVROS NA 1ª MOSTRA DE TEATRO DE SÃO PEDRO E ÁGUAS EM CENA

Entre tantas novidades e diferenciais da 1ª Mostra de Teatro de São Pedro e Águas “Em Cena” haverá mais um: a Imprensa Oficial, através da Secretaria de Cultura de São Pedro enviou mais de 100 exemplares da sua Coleção sobre Teatro Aplauso, que é especializada em publicar perfis de atores e atrizes e de grupos de teatro.

A Coleção Aplauso traz livros de altíssima qualidade, com biografias dos atores e atrizes, assim como história de grupos de teatro que fizeram história na vida teatral do nosso país. A coleção traz nomes como Paulo José, Raul Cortez, Sérgio Cardoso, Ivam Cabral, Gianfrancesco Guarnieri, e de grupos como TBC, Os Sátyros, entre outros.

A Imprensa Oficial traz também o livro Censura em Cena, de Maria Cristina Costa. Este livro discorre sobre a censura, algo que sempre existiu, porém que ficou muito mais evidente e furiosa após o golpe de 1964. O livro mostra que ainda hoje temos censura, porém no seu terceiro momento - um pragmatismo sem consciência ideológica.

Os livros estarão sendo vendidos durante a Mostra, com preços que variam de 15 até 65 reais, e estarão disponíveis em todos os dias que durar a Mostra.

A Coleção

A Coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial de São Paulo, atualmente é composta por 101 títulos, e tem como coordenador da coleção, o cineasta e crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

Já colocou nas livrarias dezenas de biografias, ou perfis, de artistas de teatro, cinema e televisão. Publicados em pequeno formato, com pouco mais de 200 páginas, letras graúdas, muitas fotos, de leitura rápida e saborosa, trazem depoimentos quase sempre em primeira pessoa, escritos a partir de entrevistas concedidas à jornalistas, artistas ou historiadores.

Leva ao grande público depoimentos biográficos e testemunhos de nossa produção artística a preços populares contribuindo, com sucesso, para a preservação da memória do nosso patrimônio artístico e cultural.

À primeira vista, podem parecer apenas curiosos ou, para o olhar mais atento, importante registro de memória. Porém, acabam por revelar a dimensão histórica do teatro brasileiro e tem valor ímpar.
Texto: Stevan Lekitsch/Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário