sexta-feira, 24 de julho de 2009

PEÇA COM PROPOSTA ALTERNATIVA “INCOMODOU” A PLATÉIA DA MOSTRA DE TEATRO

Após a apresentação, grupo debate com a platéia assuntos relacionados ao teatro

Incomodar. Essa era a proposta do grupo são-pedrense Cia. Pró-Cênica. O público, que aguardava no interior do Museu Gustavo Teixeira na noite da sexta-feira (17) para assistir a última peça do dia, que tinha início às 22 horas, foi convidado a visitar o núcleo do problema.


Sem saber o que aguardavam, as cerca de 100 pessoas desceram as escadas e foram para uma parte do pátio do Museu, onde, parte conseguiu se acomodar em bancos e outros foram convidados a sentarem-se no chão, sobre tapetes e almofadas, afinal, a proposta da peça “Invisíveis” é exatamente essa: causar incômodo.

Com texto escrito pelo próprio grupo, e direção de Barbosa Neto, a peça apresenta (em vários cantos do espaço, no mesmo patamar do público) um encontro com figuras marginalizadas que proporciona uma troca de experiência sobre assuntos e sentimentos comuns a todos. Os “invisíveis” do título são as prostitutas, os travestis, os mendigos, catadores de latas, as donas-de-casa, os meninos de rua, seres existentes, mas invisíveis para a sociedade.


A peça apresentou um pouco do cotidiano desses personagens. Seus medos, suas angústias, seus sonhos, seu dia-a-dia, seus amores e esperanças.

Debate

Após o espetáculo, os espectadores foram convidados a irem para o auditório do Museu Gustavo Teixeira para participarem de um debate, com o elenco da peça, o diretor, e especialistas de diversas áreas.

Participaram do debate a Psicanalista Celia Gevartoski, especialista em cognitivismo e psicanálise comportamental; o Presidente da ONG Casvi (Centro de Apoio e Valorização da Vida), Anselmo Figueiredo, ONG especializada em minorias, além de ser ator, educador e jornalista; o dramaturgo André Albino, autor de teatro e Mestre em Letras; Inês Ferreira, assistente social e coordenadora da Pastoral da Criança de São Pedro; além do Diretor Barbosa Neto e os atores do espetáculo.

O debate foi tão bom e rico em informações, que ninguém deixou o Museu antes da 1 hora da manhã. Apesar do dia cheio de atrações, o público quis aproveitar até o último minuto do quinto dia da Mostra.

Cia Pro-Cênica

O grupo foi formado a partir do Curso Livre de Teatro da Prefeitura Municipal de São Pedro, tendo no espetáculo “Invisíveis” sua primeira montagem teatral com atores iniciantes da cidade. Uma das características do elenco é abrir um debate sempre após a apresentação do espetáculo.

Texto e fotos: Stevan Lekitsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário